POSICIONAMENTO DE MARCAS E EMPODERAMENTO FEMININO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CABELOS E ESTEREÓTIPOS

Autores

  • Geovanna da Silva

Resumo

O presente trabalho busca analisar um novo posicionamento da indústria cosmética capilar, que oferece visibilidade e produtos direcionados para o público de cabelos crespos e cacheados. Levou-se em conta que durante muito tempo o destaque comercial, na maioria das vezes, foi oferecido para um perfil específico relacionado aos fios sem volume e completamente alinhados. Sob essa luz, aponta-se que as características opostas a esse padrão foram omitidas pela publicidade das marcas capilares. O cenário, entretanto, tem apresentado mudanças e, atualmente, na indústria cosmética tem havido uma abertura para os cachos outrora estigmatizados. Sendo assim, este artigo busca demonstrar como a recente demanda que envolve os fios com curvaturas vem possibilitando a inclusão de uma comunicação própria nas propagandas atuais. Tal aspecto insere, consequentemente, uma nova proposta juntamente com modelos que se aproximam da realidade de muitas mulheres, logo, permitindo que os paradigmas de beleza sejam, de certa forma, escassos. Para a obtenção do resultado, foram analisadas algumas peças dos períodos divergentes pertencentes às marcas Salon Line e Seda, respectivamente. Nessa pesquisa, buscou-se o respaldo de autores como Lipovetsky (2007), Silva (2000), Santos (2011) e Moreno (2008), que tratam de questões relativas a consumo, identidade, diferença e também representação. A partir disso, verifica-se que esse processo de transformação tem se tornado mais do que apenas a valorização de um tipo de cabelo, mas principalmente sob o viés de questões relativas ao empoderamento feminino.

 

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Publicado

2023-11-23