Palavras-chave:
Multiletramentos, Produção textual, Anos iniciais, Círculo de Bakhtin
Resumo
Esta pesquisa visa refletir sobre o ensino de produção e reescrita textual na perspectiva dos multiletramentos, por meio de um projeto de pesquisa intitulado “Práticas de produção e reescrita multiletradas nos anos iniciais”, que foi desenvolvido de julho a dezembro de 2023 e teve uma carga horária de 50 horas. As atividades integraram a geração de dados para uma tese de doutorado sobre o ensino de produção e reescrita sob a perspectiva dos multiletramentos. Antes da atividade formativa, foi conduzida uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas, aplicada a 4 professores de 4º e 5º anos do campo de pesquisa, com o objetivo de identificar as demandas relacionadas ao ensino da escrita e reescrita nos anos iniciais na era tecnológica. Essa entrevista possibilitou a organização das atividades de formação continuada com base nas necessidades dos docentes. Para esta pesquisa, estabelecemos um recorte da entrevista inicial, buscando refletir sobre os seguintes questionamentos: O que você entende por multiletramentos? Como explora os multiletramentos no ensino da produção textual com seus alunos? Que dificuldades você tem com o trabalho com a escrita e reescrita associado às tecnologias? Trata-se de uma pesquisa na área da Linguística Aplicada, com uma abordagem qualitativa-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008) dos dados, ancorada nas reflexões teóricas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin/Volochínov, 2014[1929]; Bakhtin, 1997[1979]) e dos Multiletramentos (Kleiman, 2006; 2008), (Rojo, 2009; 2012). A análise dos dados indica que os docentes não têm uma compreensão clara sobre multiletramentos, mas afirmam que o uso de tecnologias tem apoiado suas atividades em sala de aula, no entanto, relatam que não realizam atividades de produção textual com recursos tecnológicos, evidenciando que a integração da produção textual com o uso de tecnologias ainda representa um desafio, tendo em vista as adversidades formativas e estruturais que fazem parte desse contexto em análise.
Biografia do Autor
Greice Castela Torrentes , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE CAMPUS CASCAVEL
ós-doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2020) com bolsa da Fundação Araucária. Doutora em Letras Neolatinas (língua espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 2009), Mestre em Letras Neolatinas (língua Espanhola) pela UFRJ (2005) com bolsa CAPES, Especialista em língua espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ -2004), possui curso de especialização para profissionais de espanhol em língua e literatura pela Universidad Complutense de Madrid (2004) com bolsa MAE/AECI, e Bacharelado e Licenciatura plena em Letras (português-espanhol) pela UFRJ (2002) com bolsa de IC da CAPES. Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), de língua portuguesa e docente do Programa Stricto Sensu em Letras (nível acadêmico de Mestrado e Doutorado) da Unioeste (desde 2012), professora associada de Língua Espanhola e Prática de ensino na Unioeste (desde 2006), desenvolve projeto de pesquisa voltado para TDIC na área de Espanhol como Língua Estrangeira, com financiamento da Fundação Araucária durante um período, e projetos de extensão voltados para uso de aplicativos no ensino de línguas e para o ensino de espanhol. Atualmente é a editora-chefe da Edunioeste, a subcoordenadora do Programa de Ensino de Línguas (PEL), a coordenadora do Programa Paraná Fala Espanhol na Unioseste (financiado pelo UGF/SETI) e líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. Coordenou projeto de ensino de espanhol no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES de 2010 a 2018. Coordenou o Mestrado Profissional em Letras, na Unioeste, de 04/2013 a 10/2017. Já orientou diversos docentes do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE e diversos acadêmicos em TCC, estágio supervisionado, PIBIC, PICV, monitoria, projetos de extensão e ensino coordenados como: Universidade Sem Fronteiras (financiado pela SETI de 2007 a 2009), PIBID-Espanhol (financiado pela CAPES), entre vários outros. De 02/2011 a 02/2013 foi coordenadora do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE), do edital Prodocência (CAPES), no campus de Cascavel. Coordenou o Curso de Letras Português/ Espanhol/ Inglês/ Italiano na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de 04/2008 a 03/2010. De 05/2009 a 05/2011 atuou como presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR). De 07/2011 a 07/2013 atuou como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( PIBID- edital 01/2011-CAPES). Já atuou em processo de peritagem de reconhecimento de curso em Letras a distância (2012) e de renovação de reconhecimento de curso (2019) e realizou avaliação de livros do PNLD de espanhol para ensino fundamental e médio , bem como de edital de tecnologias educacionais. As principais áreas de atuação são em: TDIC aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, análise de aplicativos, formação docente, leitura/(multi)letramentos e elaboração de materiais pedagógicos, tanto em língua espanhola como em língua portuguesa.