ESTUDOS PEDAGÓGICOS

UM OLHAR SOBRE A GOVERNANÇA MIGRATÓRIA E AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS DE ACOLHIMENTO, INCLUSÃO E ENSINO DE ESTUDANTES MIGRANTES EM CURITIBA, ARAUCÁRIA, CAMPO LARGO E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • marcia bovo UEPG
  • Paulo Fachin

Palavras-chave:

interculturalidade, migrante, acolhimento, ensino, inclusão, direitos humanos

Resumo

A Unesco propõe princípios para uma educação intercultural que cumpra os direitos para um ensino de qualidade aos estudantes migrantes. Este trabalho tem por objetivo realizar pesquisa bibliográfica, documental, quantitativa e descritiva sobre as práticas pedagógicas interculturais, voltadas ao ensino, acolhimento e inclusão de estudantes migrantes nas redes públicas de ensino de Curitiba, Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais, no estado do Paraná. Este estudo encontra consonância com as bases do multiculturalismo, da interculturalidade e da decolonialidade. Foram analisados sites, leis, materiais informativos, cadernos pedagógicos, relatórios, bem como realizadas entrevistas com as coordenações e responsáveis pelos estudantes migrantes das mantenedoras das referidas cidades, para colher informações “in loco”. Na etapa seguinte, os profissionais das redes públicas de ensino responderam a um formulário on-line sobre o tema, excetuando-se o município de Curitiba. Procedeu-se à análise de conteúdo e observou-se que a governança migratória e as práticas pedagógicas interculturais figuram como tema de interesse dos governos locais, porém elas necessitam de maior aprofundamento na elaboração de políticas públicas e materiais pedagógicos, na sistematização e divulgação de dados, na formação dos profissionais, pois a educação intercultural ainda é tratada de maneira incipiente nas redes de ensino analisadas. Conclui-se, portanto, que é urgentemente necessário um esforço conjunto para que os princípios da Unesco para uma educação intercultural sejam respeitados, dando visibilidade aos estudantes e às estudantes migrantes, que correm o risco da violação de direitos, especialmente aos relacionados a uma educação de qualidade.

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Publicado

2024-12-16