APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS(GENS) NA PRÁTICA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
Palavras-chave:
Ensino híbrido, Linguagens, Prática Pedagógica, TecnologiasResumo
Este estudo apresentou uma discussão sobre os resultados de uma investigação com foco na contribuição das metodologias ativas, colaborativas e híbridas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem de Línguas(gens) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE), no contexto de ensino presencial e ensino remoto emergencial (ERE). A metodologia seguiu fundamentos de pesquisa qualitativa, interpretativista e etnográfica, aplicação da técnica de entrevista em grupo focal on-line síncrono e análise de conteúdo. A base teórico-conceitual proveio de publicações oriundas de repositórios científicos on-line. Três categorias de análise nortearam a pesquisa e as discussões: exploração de TDIC e metodologias ativas, colaborativas e híbridas, diferenciadas como Sala de Aula Invertida, Gamificação, Webquest, nas aulas presenciais de Línguas(gens) na Educação Técnica e Tecnológica antes do ERE; relevância das TDIC no ensino de Línguas(gens) no contexto do ERE; e (in)sucessos do ensino-aprendizagem de Línguas(gens) na interação (as)síncrona durante o ERE. Os relatos de experiência apontaram que a exploração de metodologias ativas, colaborativas e híbridas, mediada pelas TDIC contribuiu para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Línguas(gens) no ensino presencial e no ERE. Revelaram o próprio ERE como o maior desafio no ensino de Línguas(gens), potencializado pelo distanciamento social, dificuldade de acesso à Internet, (in)adequados equipamentos tecnológicos e ambientes às aulas (as)síncronas e (im)prontidão docente e discente para lidar com as TDIC no contexto educacional.