A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL
UM OLHAR PARA A LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL
Palavras-chave:
Interculturalidade, Língua Adicional, Língua EspanholaResumo
Os estudos integrantes deste trabalho tematizam o ensino de língua espanhola como língua adicional, considerando o contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva intercultural, isto é, reflexões que buscam compreender como os aspectos culturais podem se conectar e contribuir para o processo de ensino/aprendizagem de línguas. Adotamos como referencial teórico as pesquisas de Eagleton (2005) e López (2004), que dialogam sobre o conceito de cultura; Lôpo Ramos (2021), com enfoque no entendimento sobre língua adicional; Mendes (2012), que faz referência à perspectiva intercultural, documentos oficiais como a LDB (1996), os PCN (2000) e a Lei n. 11.161 (2005), que reportam um caminho histórico da oferta de língua espanhola no Brasil; a BNCC que mudou o direcionamento do espanhol no ensino público e demais autores que contribuíram com as discussões apresentadas. A pesquisa trata de uma análise qualitativa com fontes de dados bibliográficos, justificando este estudo pela relevância de explorar o caminho de desenvolvimento do ensino de línguas adicionais por meio da perspectiva intercultural. Os resultados apontam a necessidade de o ensino de língua espanhola como língua adicional constituir uma visão intercultural na qual reflita sobre a significação da cultura, com suas variedades, tradições e, simultaneamente, discutir a diversidade cultural presente no mundo hispânico.