A FAMÍLIA NO DISCURSO DA REDE DE SUPERMERCADOS CONDOR: HEGEMONIA DE UM MODELO

Autores

  • Sueza Oldoni
  • Alexandre Sebastião Ferrari Soares

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de sentido sobre família que se instauram no discurso da propaganda publicitária do supermercado Condor, veiculado pela televisão. Tendo em vista que, mesmo diante de tantas transformações na instituição familiar ao longo dos últimos anos, há um número significativo de propagandas publicitárias, tanto eletrônicas quanto impressas, que se utilizam de um modelo específico e cristalizado de família como objeto e alvo para as suas vendas. Portanto, busca-se compreender, por meio do discurso da campanha publicitária, como o sentido da “Família feliz” se estabelece como hegemônico nas propagandas veiculadas na mídia paranaense entre os anos de 2010 e 2011. Nesta perspectiva indaga-se: Quais os efeitos de sentido de família que são construídos pela campanha publicitária denominada “Família feliz”? As análises fundamentam-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux que mobiliza os conceitos de sujeito, discurso e ideologia como dispositivos teórico-metodológicos de interpretação. O anúncio publicitário, que é o corpus da análise, refere-se ao primeiro anúncio da campanha publicitária do supermercado mencionado: “Felizes desde sempre”, veiculado em março de 2010. Pretende-se analisar o jogo de imagens presente no discurso já que este é o local onde os sentidos são materializados para, assim, compreender a construção desse imaginário de família.

 

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Publicado

2023-11-22