RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO INTERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA ÉTICA

Autores

  • Victor Silva Theodoro
  • Marcela Guimarães e Silva

Resumo

A partir da fundamentação teórica de alguns conceitos-chave de relações públicas e comunicação interna, este artigo tem como objetivo compreender a articulação entre o trabalho do profissional de relações públicas e a ética do mesmo, na proposição de estratégias de relacionamento com o público interno, no campo da comunicação organizacional. Para tanto, são apresentados os quatro modelos de relações públicas, propostos por James Grunig, bem como sua Teoria da Excelência para abordar a questão da atuação do profissional, e na sequencia a Teoria do Agir Comunicacional de Jürgen Habermas e perspectiva de "pragmatismo universal" como base para tratar essa questão à luz da ética. Com isso, observa-se que o relações públicas deve considerar e analisar o contexto em que atua para pensar e agir no âmbito da comunicação interna e na consolidação de relacionamentos transparentes e dialógicos no âmbito organizacional.

 

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Publicado

2023-11-22