IN-GAME ADVERTISING: UM NOVO RECURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Fábio Augusto de Lara

Resumo

Este artigo visa a explanação sobre a in-game advertising, bem como analisar as técnicas de marketing utilizadas para se realizar campanhas publicitárias inseridas em jogos de videogame, com base nas teorias de marketing e de psicologia. A investigação se justifica, primeiramente, por contribuir para uma visão inovadora de marketing, usufruindo das diferentes possibilidades oferecidas por esta nova plataforma de mídia. Embora já existam livros que abordam temas como marketing digital, novas mídias e jogos eletrônicos, a utilização de games como mídia é relativamente nova e, são poucas as pesquisas que envolvam tais temas e, em menor número ainda, aquelas que objetivam resultados no Brasil. Além das teorias de marketing para meios tradicionais e digitais, a presente pesquisa tem como objetivo trazer dados concretos sobre o perfil do público-alvo desta nova plataforma midiática, sobre campanhas publicitárias realizadas neste meio, sua aceitação ou rejeição, e se elas trazem benefícios para a imagem da marca presente nos anúncios. Para a realização do presente artigo, foi realizado um levantamento teórico dos temas que a in-game advertising envolve, como marketing esportivo, estudo das interfaces e subliminaridade. Foram buscados dados concretos de pesquisas recentes sobre o mercado brasileiro de games, com o objetivo de demonstrar o crescimento recente do ramo e sustentar a ideia de utilizar esta nova plataforma com fins publicitários.

 

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Publicado

2023-11-22