O MERCADO PUBLICITÁRIO NA INTERNET: COMO AS AGÊNCIAS DO INTERIOR DO PARANÁ ACOMPANHAM A EVOLUÇÃO DA REDE COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA

Autores

  • Ricardo Bilibio Marchiotti

Resumo

A internet impressiona pela rapidez na evolução e velocidade de difundir informações, sendo um meio que possui uma ampla capacidade de mercado, podendo atingir uma grande cobertura e ao mesmo tempo cria possibilidades de direcionar a informação ao seu público-alvo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE, a quantidade de usuários de internet no Brasil passou de 32,5 milhões em 2006 para 77,8 milhões em 2011, sendo as lan houses e os Sistemas Gratuitos de Internet Banda Larga Sem Fio (Wi-Fi) fundamentais para este crescimento, principalmente nas classes mais baixas. Além disso, trata-se de um meio interativo com custos relativamente baixos. Porém, cidades do interior, como Cascavel – PR, ainda caminham a passos lentos diante desta evolução dentro do mercado publicitário. A presente pesquisa observa a visão, o preparo e a estrutura das agências de publicidade para apresentar, oferecer e criar campanhas para seus clientes utilizando o meio Internet. Para isso, foram coletados dados referentes a diversas agências de publicidade em Cascavel e região, os quais foram analisados qualitativamente.

 

Downloads

Publicado

2023-11-22