EDUCOMUNICAÇÃO: O PROJETO MIDIAEDUQUE COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Adriane Cintia Kappes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de intervenção participativa aplicada por meio de um blog em uma turma de quinto ano da Escola Municipal Dona Leopoldina, na cidade de Quatro Pontes, interior do estado do Paraná. A base teórica fundamenta-se na educomunicação, que por sua vez, relaciona educação e comunicação. Se de um lado o uso de dispositivos eletrônicos pelas crianças tem sido apontado como problemático por motivo da liberdade de acesso a diferentes e inúmeros tipos de conteúdos que não trazem fundamentos educacionais, de outro, é possível utilizá-los como produtores de conteúdo educativo em ambiente escolar. A análise teve como foco a participação dos estudantes na criação de conteúdo informativo para a internet, sendo estabelecida a fim de que se promova a aprendizagem, a comunicação aberta, o diálogo, a união e a criatividade dos mesmos. A inserção de computadores nas escolas é outro fator de destaque e faz com que haja demanda de novos estudos sobre a utilização dos mesmos. O trabalho de pesquisa dedicou-se ainda a promover novas reflexões sobre as duas áreas estudadas. Com a análise, percebeu-se mudanças significativas no comportamento dos estudantes no que tange à autoestima, expressividade, interesse pelos estudos, melhorias na relação professor-aluno, autonomia e capacidade de criação.

 

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Publicado

2023-11-22