A PERCEPÇÃO DA COR NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

Autores

  • Bruna Marchioro de Azambuja

Resumo

Dos cinco sentidos, o mais presente e estimulado dentre eles é a visão. Os olhos captam a reflexão da luz para dar forma ao mundo visual ao  e compondo esta luz, inúmeros tons de cores nos cercam a cada dia em diferentes tonalidades. Sua importância e influência no gosto e comportamento humano tornam-nas vitais para atrair e marcar ideias, conceitos e desejos no consciente das pessoas. E seu domínio é uma ferramenta vital nas áreas de publicidade e propaganda. Ao longo da história, inúmeros estudos científicos foram elaborados a fim de melhor compreender as bases da manipulação cromática, desvendar os milhares de pedaços e detalhes de seu funcionamento, matemático, comportamental, químico e físico. Todos esses pontos foram fundamentais para a criação da cor na fotografia e sua expansão no reino das cores, e seu alcance dentro da percepção para atingir as pessoas do modo desejado. O presente estudo observará estes aspectos e  relacionará à fotografia publicitária, comprovando, por meio da análise da fotografia "Bliss", o famoso plano de fundo do sistema operacional Windows XP. Isto culminou uma discussão sobre a importância do conhecimento das cores na publicidade, adotando, como metodologia, a pesquisa em referências bibliográficas e uma pesquisa de campo.

 

Downloads

Publicado

2023-11-22