UMA NOVA MULHER: UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES DO COMPORTAMENTO DAS CONSUMIDORAS

Autores

  • Paulo Henrique Cigognini

Resumo

Com a intenção de compreender melhor os desejos da classe feminina e tornar este material fonte para novas pesquisas, é discutido neste estudo, o comportamento das mulheres nos últimos dez anos, representado pelas campanhas publicitárias desenvolvidas pela empresa AVON, presentes nas três revistas femininas mais veiculadas no Brasil. Revista BOA FORMA, NOVA e CLAUDIA. Embasado em levantamentos teóricos e leitura dos 50 anúncios aproximadamente publicados pela empresa AVON, é esperado uma melhor compreensão dos costumes, comportamento e necessidades que as mulheres brasileiras vêm apresentando atualmente no mercado. As classes sociais brasileiras há trinta anos, enfrentavam uma crise monetária advinda dos reajustes de juros inerentes à dívida externa, o que provocou queda de salários e diminuição na demanda no mercado consumista. No início dos anos 90, após equilíbrio na economia, estas mesmas classes aparecem com uma personalidade importante que provoca um consumismo bem sucedido e colabora na reestruturação da sua face econômica perante o meio publicitário. A classe feminina, integrante deste meio social, ainda abandonando uma imagem histórica de donas de casa – criada pela sociedade – vem se destacando como público consumidor em potencial no Brasil. Com esta transformação socioeconômica, muito ainda tem os publicitários a estudar sobre o público feminino, determinado, pesquisador e exigente, que hoje tem acesso às mesmas informações e produtos que anteriormente eram voltados apenas à classe masculina.

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Publicado

2023-11-22