REPÚBLICA POPULAR DO CORINTHIANS: AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PODEM DEFINIR UMA NAÇÃO

Autores

  • Fernanda Lauriano Casarin

Resumo

O presente artigo traz como estudo de caso a campanha publicitária “República Popular do Corinthians”, realizada em 2010 pela agência de publicidade F/Nazca para a Nike, patrocinadora do clube S. C. Corinthians Paulista, para comemorar os 100 anos do time. O objetivo da campanha foi transformar o clube e seus 30 milhões de torcedores em uma “nação de verdade”, com documentos e até moeda própria. Um estilo de república com princípios próprios em prol do time do coração dos torcedores. Tal campanha gerou mais de 13 milhões de Reais em mídia espontânea, uma ferramenta de marketing que cresce cada dia mais com a web 2.0 e o boom das mídias sociais. Tais estratégias, muito utilizadas pelos comunicadores, conferem às marcas destaque na mídia e garantem a adesão do público, tornando-se assim relevantes no estudo da comunicação contemporânea. Este artigo tem como principal objetivo a análise das estratégias de comunicação utilizadas na campanha e quais os fatores que contribuíram para a geração de mídia espontânea pela imprensa e pelo próprio público neste processo. O estudo será amparado por Kotler (2000) para análise das teorias de marketing aplicadas à campanha, Brambilla (2011) para observação das mídias sociais, hotsites, Twitter e Facebook, utilizadas como forma de divulgação.

 

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Publicado

2023-11-20