MERCHANDISING EDITORIAL NO FILME “O TERMINAL”

Autores

  • Geórgia Tomazelli Menezes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso do filme "O Terminal", tendo como foco observar a percepção dos telespectadores em relação ao merchandising editorial, também conhecido como tie en, que são inserções realizadas em espaços editoriais de entretenimento, como filmes, novelas, seriados, reality shows, etc. a fim de vender marcas, produtos e/ou serviços. O objeto de estudo foi fundamentado pelos pressupostos teóricos de França (2001) sobre comunicação; Guareschi (2002) comunicação social; Kotler (1996) discorrendo sobre marketing; Zenone e Buairide (2005) e Blessa (2003) tratando de merchandising e merchandising editorial. Além da pesquisa exploratória e de campo. Sendo o merchandising considerado um dos meios mais rápidos e eficazes para atingir o público desejado. Nessa perspectiva, o objetivo do referido artigo foi analisar através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, qual o grau de percepção dos telespectadores em relação a essas inserções feitas. E pretendeu-se também, analisar se essas marcas, produtos e serviços os influenciam ou não, e de que forma, para que dessa maneira, possamos analisar a eficácia do merchandising editorial em enredos cinematográficos, e se realmente esse meio gera influência nos telespectadores em relação ao consumo.

 

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Publicado

2023-11-22