EXISTEM RAZÕES PARA ACREDITAR

Autores

  • Alex Carmo
  • Tanise Figueredo Couto

Resumo

O presente estudo busca verificar nas análises de letterings de um anúncio televisivo do refrigerante coca-cola (Existem razões para acreditar) os mecanismos de
persuasão/convencimento utilizados no estimulo/sedução dos interlocutores. A essa luz, procura-se descrever e mostrar como o discurso do comercial constituiu seu caráterpersuasivo que, além de procurar estimular as vendas do produto, acaba por persuadir/convencer que sua aquisição é essencial. O trabalho se divide em duas partes complementares: uma, de orientação teórica, versando sobre questões pertinentes à redação publicitária, valendo-se de autores como Carrascoza (2004) e Martins (1997); a outra, de orientação analítica, amparada nos estudos de Dittrich (2008, 2010) acerca dos aspectos
probatórios da argumentação (argumentos técnicos, emotivos e representacionais). Como hipótese, sustenta-se a proposta de que o anúncio se vale dos três tipos de argumentos (tendo como predominante: a argumentação emotiva).

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Publicado

2023-11-22