FOO FIGHTERS E A PUBLICIDADE NA WEB 2.0: “GASTANDO ENERGIA”1COM O MARKETING MUSICAL

Autores

  • Nadini Morais

Resumo

O antigo modelo de negócios da indústria fonográfica foi renovado com o aparecimento da web 2.0. A venda de CDs diminuiu significativamente, por isso, hoje a receita das bandas, além de álbuns, está dividida entre o comércio de shows, patrocínios e outras formas de marketing. Nesse contexto, a banda norte-americana Foo Fighters gravou seu sétimo CD, o “Wasting Light”, de forma totalmente analógica, na contramão da ascensão virtual. Porém, utilizando-se de plataformas digitais e alcançou o buzz necessário para transformar o lançamento do seu produto em um dos eventos mais comentados pelos fãs. Amparada em Anderson (2006), Brambilla (2011), Dubber (2007), Kotler (2004) e Salzman (2003), a presente análise discorre sobre as estratégias de Web Marketing utilizadas pela banda para reposicionar o produto no modelo atual da indústria musical. Focado nos perfis de Facebook e Twitter do Foo Fighters, o artigo dispõe-se a estudar o posicionamento da banda em redes sociais como estratégia de marketing, assim como a linguagem utilizada para tanto, destacando aspectos pertinentes da reação do público-alvo a partir dessa campanha. Além disso, pretende-se caracterizar essa nova fase do mercado da música, sob a ótica do Web Marketing, apontando novas soluções que mantenham o mercado musical contemporâneo tomando como exemplo o lançamento do CD “Wasting Light”.

 

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Publicado

2023-11-22