PUBLICIDADE E O DISCURSO DO CUIDADO DE SI

Autores

  • Alex Carmo

Resumo

 A necessidade de ter um corpo pronto para ser exposto, como se a vida fosse uma vitrine e mostrar que atende aos padrões de beleza e saúde veiculados pelos discursos presentes nas sociedades para o consumo revelam que a preocupação com a qualidade de vida anda próxima e equivalente a certos princípios estéticos. Neste viés, este estudo pretende lançar um olhar a questão dos cuidados de si, principalmente em relação ao corpo, a partir de uma perspectiva que entrecruza a Comunicação (a publicidade como objeto) e a Linguagem (o discurso como forma), para buscar entender como se imbricam os efeitos de sentido em relação à corporalidade na atualidade. No desenvolvimento das análises, duas questões, ao menos, deverão ser percebidas mais claramente: uma, referente ao o que os enunciados do corpus de pesquisa dizem; e outra, relativa à forma como eles dizem o que dizem. Pode-se afirmar que a forma de dizer, também na publicidade, é reveladora da forma de funcionamento dos discursos e dos imaginários sociais que ancoram as tomadas do dizer na sociedade.

 

Downloads

Publicado

2023-11-22