ANÁLISE SEMIÓTICA DO VT DA FABRICANTE DE CARROS NISSAN: “AGROBOYS”

Autores

  • Paola Giovana Balarotti

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do comercial “Agroboys”, da fabricante de carros japonesa Nissan realizada com base em conceitos da semiótica. A propaganda foi veiculada no ano de 2011 e criada pela agência Lew’Lara/TBWA do estado de São Paulo. Ela mostra os benefícios da Nissan Frontier de uma forma agressiva em relação aos concorrentes da categoria, colocando em dúvida a credibilidade dos mesmos, atitude esta muito bem aceita pelos consumidores, mas não aceita por outras fabricantes de carros, o que levou o comercial a ser banido pelo CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária. Levando em consideração que os meios de comunicação possuem uma forte influência na sociedade atual, deve-se sempre utilizar de técnicas que melhor atingirão seu público estudando e apresentando profundamente cada detalhe. Este estudo tem o objetivo de analisar a construção do VT, explorando os elementos que compõem o comercial em questão, expondo idéias e teorias relevantes ao estudo, assim compreendendo não apenas superficialmente a idéia deste comercial, buscando entender também as vantagens desse tipo de comercial e procurando uma maneira de atingir facilmente o seu público-alvo. Através deste processo ocorre uma melhor compreensão do que se quer ser repassado com essa propaganda comparativa, entendendo melhor os elementos e as formas utilizadas para a persuasão do consumidor.

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Publicado

2023-11-22