ENSINO DE LITERATURA NA ERA DIGITAL

O BOOKTUBE EM PERSPECTIVA PARA O DESPERTAR LITERÁRIO

Autores

  • Karolyne Schafer Marcondes
  • Vanessa Luiza de Wallau
  • Ralph Willians de Camargo

Palavras-chave:

Literatura, Mídias digitais, Booktube

Resumo

O artigo visa investigar e compreender as relações construídas a partir do gênero booktube, enquanto prática enunciativa digital, com a finalidade de refletir sobre a influência de textos da cultura digital no ensino de literatura, considerando, ademais, a figura do professor enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem. Questiona-se, sendo assim, de que maneira plataformas digitais, pelas quais circulam gêneros como o booktube, evidenciam a necessidade de amparo na formação de professores de modo a possibilitar o domínio na utilização de ferramentas midiáticas no ambiente escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com tratamento qualitativo dos dados e fundamenta-se teoricamente em Soares (2002), Belloni (2005), Jenkins (2009) e Lévy (1999). Espera-se, a partir disso, compreender o modo como as novas ferramentas digitais revelam as demandas de formação de professores em relação à diversidade textual.

Downloads

Publicado

2024-05-20