SNICKERS E OS ESTEREÓTIPOS FEMININOS

Autores

  • Tatiana Bilhar
  • Marta Rosso Campos

Resumo

Este estudo tem como principal propósito a análise de dois comerciais da barra de chocolate Snickers: República (2013), que tem como protagonista a atriz Betty Faria, e Vestiário (2015), que conta com a participação da atriz Claudia Raia. Os comerciais têm como slogan ‘Você não é você quando está com fome’ e foram produzidos especificamente para a veiculação em âmbito nacional.  Ao direcionar-se a atenção a essas campanhas, objetiva-se compreender como a mulher é representada socialmente e que papel lhe é atribuído. Para tanto, as análises são balizadas pelas discussões teóricas do Círculo de Bakhtin, especialmente com base nas diretrizes da Análise Dialógica do Discurso (ADD), além de autores que abordam a condição social da mulher ao longo da história. Desse modo, foram observadas as relações dialógicas presentes nos enunciados, bem como os sentidos sociais da construção do discurso sobre a identidade feminina. O objetivo desta análise é gerar discussões sobre o assunto, visto que é a partir de discussões que medidas podem ser tomadas futuramente para diminuir ou até mesmo eliminar o preconceito contra um grupo específico somente com base no gênero – que está inserido não só na publicidade, mas na sociedade como um todo. Como resultados, constata-se que os comerciais trazem dois estereótipos associados ao feminino: o de “mãe” e o de “musa”, representações que fazem parte do discurso patriarcal que identifica a mulher como naturalmente instável, irritadiça, e psicologicamente patologizada. Assim, os enunciados analisados, apesar de buscarem divulgar uma barra de chocolate, têm como tema, na verdade, o papel social da mulher.

 

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Publicado

2023-11-23