REFLEXOS DA ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Izabella Regina Basso Pimentel
  • Rafaella Salvini
  • Sanimar Busse

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo das representações da oralidade em produções escritas de alunos da Educação Básica, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada no Oeste paranaense. A etapa foi selecionada pois se entende que nesta fase os estudantes deveriam apresentar conhecimento sistemático sobre a relação fala e escrita e o sistema gráfico, porém o que se observa é uma oscilação entre a representação da fala na escrita e de hipóteses sobre o funcionamento das relações arbitrárias. Destacamos, ainda, que um trabalho com a pluralidade linguística nas aulas de Língua Portuguesa, conforme destacam Bortoni-Ricardo (2006) e Bagno (2007), auxilia o aluno a refletir sobre a fala, do ponto de vista da identidade linguística, e da compreensão do papel da variedade padrão. Para a análise, toma-se como norte as classificações de Oliveira (2005) em relação aos erros ortográficos para, posteriormente, refletir sobre as hipóteses construídas pelos estudantes, tendo em vista que elas são reflexos dos processos fonológicos, os quais são explicados por meio do desenvolvimento da fala. Assim, ao produzir um texto escrito, o aluno está sujeito a apresentar na escrita essas representações que, nem sempre, correspondem às regras ortográficas. Como resultados, percebe-se que algumas das ocorrências relacionam-se à oralidade enquanto outras se associam à falta de conhecimento ou compreensão da relação entre fonema e grafema.

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Publicado

2023-11-23