UMA CERVEJA SEM RÓTULOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CAMPANHA CHEERS TO ALL DA HEINEKEN

Autores

  • Sofia Costa Pinto Gabriel
  • Marilia Manfredi Gasparovic

Resumo

O presente trabalho visa a analisar, à luz da Análise do Discurso de linha francesa (AD), o comercial publicitário Cheers to all3, da cervejaria Heineken, cuja proposta é quebrar estereótipos de gênero em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo do artigo científico, então, é revisitar as noções da AD e discutir os efeitos de sentidos constituídos no corpus de análise em relação aos pré-construídos sociais sobre homem, mulher e suas (supostas) preferências por determinadas bebidas. Considerando que os materiais publicitários veiculam discursos que objetificam a figura feminina, julgou-se pertinente analisar, nesta pesquisa, o comercial em questão, que direciona sua proposta na contramão de outras campanhas, a fim de abarcar as implicações sociais desses discursos na atualidade. Após análise, foi possível apreender que a cervejaria Heineken é perpassada tanto por ideologias que defendem a igualdade de gênero quanto por ideologias capitalistas, cujo foco permanece sendo a venda do produto.

 

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Publicado

2023-11-23