AS ESTRATÉGIAS E OS CONTEÚDOS TRANSMÍDIAS UTILIZADOS PELO GLOBO REPÓRTER

Autores

  • Bianca Alves
  • Tatiana Bilhar

Resumo

Este artigo tem como tema as estratégias transmídias que estão sendo utilizadas pelas emissoras de televisão de modo a conquistar e manter o interesse dos espectadores pelo conteúdo veiculado na TV. Essas estratégias surgem, primeiro,
relacionadas à teledramaturgia, mas hoje já são usadas em programas jornalísticos. Fechine et al. (2013) categorizou tais conteúdos, dividindo-os em estratégias de propagação e de expansão. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar que
estratégias transmídias são usadas pelo programa jornalístico Globo Repórter em diferentes redes sociais. Desenvolveu-se, assim, uma pesquisa qualitativa, que conta com uma análise do conteúdo publicado nas páginas do Instagram e do Facebook do Globo Repórter, com base nas categorias de análise de Fechine et al. (2013), durante o período de uma semana, entre 27 de setembro e 04 de outubro de 2019. Os resultados apontam que o Globo Repórter faz uso de estratégias transmídias de propagação, publicando, principalmente, conteúdos promocionais e de antecipação. No entanto, o programa poderia se utilizar ainda mais de estratégias e conteúdos transmídias, tais como enquetes, quizzes e conteúdos contextuais. Além disso, seria possível promover maior interação com seu público, fornecendo respostas personalizadas aos comentários, o que contribuiria para criar uma cultura participativa ainda maior.

Downloads

Publicado

2023-11-23