ENCONTRO DE FÁTIMA BERNARDES E O ESTILO MAGAZINE: DUAS VOZES E UMA MESMA IDEOLOGIA

Autores

  • Mara Cristine Vitorino
  • João Somma Neto

Resumo

Este artigo é resultado do estágio de Pós-Doutorado junto ao Grupo de Pesquisa da Imagem (GPI), do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os objetos de análise foram conteúdos específicos e trechos do Programa Encontro, comandado pela apresentadora Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão, com a hipótese de que o talk-show usa recursos ideológicos similares à imprensa feminina, segmento do jornalismo existente no País desde décadas iniciais do século XX. A pesquisa consistiu em comparar trechos coletados em cinco edições desse programa com os resultados de análises realizadas durante o Doutorado em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluído em 2015. O método para o estudo teve como base o arcabouço teórico de Mikhail Bakhtin e os estudos teóricos da Comunicação Social.

 

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Publicado

2023-11-23