ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: O EFEITO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA SANEPAR

Autores

  • Tatiane Oliveira

Resumo

O presente artigo se propõe analisar a comunicação interna na unidade da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná - localizada na cidade de Cascavel. Teve com objetivo estudar o efeito da recepção dos produtos de comunicação elaborado pela assessoria de comunicação, verificando como o público interno interage com as informações direcionadas a eles. A pesquisa tomou por base teórica os princípios da assessoria de imprensa – representados por autores como Duarte (2003) e Koplin e Ferraretto (2009) – de comunicação interna, estudado por Rego (1987) e Kunsh (2003). O trabalho também estudou questões relacionadas à importância de uma assessoria de comunicação para o crescimento de uma organização, tendo como princípio a informação direcionada aos funcionários. A pesquisa se configura através de um estudo de caso da assessoria de comunicação da Sanepar, que teve como principal finalidade obter o máximo de informação sobre a comunicação interna. Para o levantamento de dados, foi realizada uma entrevista com a assessora de imprensa da empresa, além da aplicação de um questionário como objetivo de verificar a repercussão das notícias institucionais.

Downloads

Publicado

2023-11-22