O MUNDO MUDA: REDAÇÃO PUBLICITÁRIAE LUGARES COMUNS ARGUMENTATIVOS

Autores

  • Alex Sandro Carmo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, além de focar em um trabalho de redação publicitária, fazer a análise do discurso de um anúncio televisivo do banco Itaú, da campanha Itaú Mudanças. Com este estudo, busca-se elucidar e compreender os lugares comuns que o anúncio reproduz para sustentar a afirmação referente às mudanças do mundo. O arcabouço teórico está pautado em Carvalho (2010) e Figueiredo (2009) sobre redação publicitária, e em
Ducrot (2008) acerca da Teoria da Argumentação na Língua. Procura-se com as análises verificar o porquê dos atos linguageiros do comercial estarem ancorados em topoi argumentativos que levam a entender que o mundo estaria mudando. Desta forma, pretendese observar a relação estabelecida e mediada pelos princípios de crença e saber (os topoi encontrados nos recortes analisados) que orientam a argumentação e a direção das conclusões possíveis.

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Publicado

2023-11-22