ODE AOS GÊNEROS DO DISCURSO: OS ENUNCIADOS PUBLICITÁRIOS SOB A ÓTICA BAKHTINIANA

Autores

  • Tacia Rocha

Resumo

Os gêneros textuais são formas típicas de enunciados orais e escritos, concretos e únicos. São respostas a outros enunciados na grande corrente de interação sociocultural. Os estudos sobre os gêneros textuais se constituíram na Antiguidade com Platão e Aristóteles e se consagraram na literatura. Levando em conta que cada campo de atividade humana tem seu próprio modo de orientação para a realidade e refrata a realidade à sua própria maneira por meio da linguagem, elegemos neste trato do gênero publicitário. Sob os pressupostos bakhtinianos, utilizando-se como metodologia a análise dialógica dos gêneros do discurso, este artigo tem por objetivo compreender as especificidades do gênero publicitário televisivo enquanto texto da comunicação verbal concreta. Para tanto, selecionamos um comercial para televisão da BR Foods de circulação nacional na mídia televisiva intitulado Ode a Comida, a fim de exemplificar a aplicação dos conceitos aqui delineados. Os resultados demonstram que a perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso é um método abrangente para o estudo da criação publicitária e os sentidos produzidos. Os elementos que compõem os gêneros desvelam a intenção discursiva que determina o enunciado, quem é o representante médio do grupo social almejado, as especificidades do suporte textual, a circulação social, a estrutura do texto e os aspectos estilísticos que envolvem trilha sonora, cores, tipografia, composição, enquadramento e planos.

 

Downloads

Publicado

2023-11-23