MULHER, CORPO E VIOLÊNCIA: ESTEREÓTIPOS VEICULADOS NA MÍDIA

Autores

  • Aline Luane Fantinel
  • Isabela Karolina Oliveira

Resumo

Tendo por base a AD de linha francesa, analisou-se uma campanha veiculada, no ano de 2014, pela agência de publicidade do Governo Federal, para o combate à violência contra a mulher. A propaganda circulou também nas redes sociais, fazendo parte da página do Facebook da Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da Rública, logo após o polêmico resultado da pesquisadivulgada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que concluía ser das próprias mulheres a culpa pelos abusos sexuais sofridos devido à exposição doseu corpo pela escolha de roupas ‘provocantes’. Sobre o corpus em análise, pode-se afirmar que ele revela, por meio de seus não-ditos, os papeis socialmente estabelecidos para a mulher, reafirmando estereótipos impostos por um “universo machista”. Para a análise, pauta-se emPechêux (1990), Pêcheux (1993), Charaudeau e Maingueneau (2004),Ceccarelli (2014), Chevalier (2005),Mussalim (2001) e Theobald (2014).

 

Downloads

Publicado

2023-11-23