A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E DE IMPRENSA DA UNIOESTE: BREVE ESTUDO DE CASO

Autores

  • Dayane Melotto Bolzani
  • Tatiana Fasolo Bilhar

Resumo

Neste trabalho realizamos uma revisão bibliográfica sobre a importância da comunicação organizacional e da assessoria de comunicação social dentro das Universidades, buscando esclarecer quais são as funções atribuídas aos profissionais de jornalismo que atuam em tais órgãos em uma instituição pública. Nosso olhar, nesta pesquisa, voltou-se para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, buscando observar como se dá o trabalho da Assessoria de Comunicação e, principalmente, Assessoria de Imprensa da IES, observando quais são as dificuldades encontradas pelos profissionais de jornalismo na cobertura e divulgação dos fatos noticiosos dos cinco campi da Instituição. Nessa perspectiva, para a realização deste estudo de caso, observamos a rotina de trabalho e entrevistamos alguns dos profissionais de jornalismo e o diretor da Assessoria de Comunicação com o intuito de detectar quais são as atividades que eles realizam e, comparando com a literatura da área, o que, possivelmente, poderia ser feito para aprimorar a divulgação de notícias da Universidade em âmbito interno e externo. Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e interpretativista, que teve como base teórica autores como Almansa (2010), Bueno (2009), Duarte (2014), Ferratero e Ferratero (2009) e Kunsch (1992, 1997). Como resultado, observamos que a estrutura da Assessoria de Imprensa, que faz parte da Assessoria de Comunicação da UNIOESTE, apresenta uma estrutura insuficiente para cobrir as notícias e divulgar a produção científica dos cinco campi da Instituição, fazendo-se necessária sua ampliação e contratação de mais profissionais.

 

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Publicado

2023-11-23