CORPO E(M) DISCURSO: PRÁTICA PEGAGÓGICA DE LEITURA EM FOCO

Autores

  • Rafael de Souza Bento Fernandes

Resumo

Esse estudo, pautado na abordagem discursiva de leitura, tem por pretensão discutir e propor uma prática pedagógica direcionada ao ensino superior tendo o corpo como materialidade significante no tocante a processos de subjetivação. Em um primeiro momento, apresentaremos alguns aspectos teóricos da análise do discurso em Foucault (2005; 2008).  Em seguida, faremos uma breve análise de materialidade, bem como trataremos dos dois questionamentos norteadores que constituem a atividade. Tais reflexões, se aplicadas à dinâmica da sala de aula na concretude de uma atividade com/de linguagem, não permitem supor um texto autossuficiente (modelo ascendente), um leitor pleno que detém a “chave mestra” da interpretação (modelo descendente) ou uma relação autor-texto-leitor pautada na premissa da desconstrução de estratégias (modelo interacionista). Importa desvelar, descrever, compreender a articulação dos elementos (aparentemente dispersos, descontínuos) que funcionam como regra e que configuram as condições de existência de um regime de verdade na confluência da história. A contribuição da análise do discurso às práticas de leitura na escola, assim, é a possibilidade de manter uma relação menos ingênua com a linguagem.

 

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Publicado

2023-11-23