LITERACIA EM INTERNET PARA BLOGS: A UTILIZAÇÃO DOS BLOGS COMO ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Anne Cristine Ferraz de Oliveira

Resumo

O presente trabalho trouxe um levantamento bibliográfico sobre sociedade em rede, Web 2.0, espaços colaborativos na internet e literacia em internet. O objetivo foi realizar uma análise de alguns blogs de moda e beleza a partir dos conceitos de literacia em internet desenvolvidos por Eshet-Alkalai para verificar a possível existência de conteúdo publicitário não sinalizado. Foi aplicado um questionário em uma amostra de 20 pessoas, com o intuito de avaliar seus conhecimentos sobre os blogs que acessam. A pesquisa indicou que podem existir postagens publicitárias não sinalizadas, mas que não podem ser confundidas com o conteúdo editorial publicado pelos seus produtores, que são livres para disseminar suas opiniões. Concluiu-se que é necessária uma observação mais criteriosa dos blogs e também dos seus leitores, para avaliar mais profundamente como essas ações são interpretadas no campo da recepção.

 

Downloads

Publicado

2023-11-23