OLHAR DIALÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE

Autores

  • Joice Eloi Guimarães

Resumo

Neste trabalho realizamos um levantamento das principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos de Timor-Leste no desenvolvimento da prática pedagógica com a Língua Portuguesa, pois, apesar de figurar como idioma oficial do país, o português é uma língua diferente da língua materna desses sujeitos. Na análise que realizamos, elegemos como objeto de estudo enunciados escritos de professores que atuam na rede básica de ensino de Timor e que integram uma turma de graduação no curso de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica, na qual o ser social e as ações que realiza são considerados na relação constituinte que estabelecem com o contexto em que estão inseridos. Tomando como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin, utilizamos a dicotomia signo x sinal para compreender o processo de ensino-aprendizagem de uma língua não materna no panorama multilinguístico timorense. Escolhemos como foco da nossa investigação o enunciado concreto, e, como categorias para análise, conceitos componentes do contexto extraverbal: conceito de cronotopo e de entonação. A análise dos enunciados nos permite afirmar que professores e alunos apresentam dificuldades comuns em relação à Língua Portuguesa. Essas dificuldades são provenientes de fatores internos e externos à língua. Apesar desse quadro, observamos que os enunciados dos professores refletem uma valoração positiva em relação ao ensino de Língua Portuguesa nos ambientes escolares do país.

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Publicado

2023-11-23