MULHER QUE TRABALHA É MULHER QUE CONSOME: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE CARREIRA E DINHEIRO NA REVISTA NOVA

Autores

  • Franciele Luzia de Oliveira Orsatto

Resumo

À luz da Análise de Discurso de linha francesa, o presente artigo analisa sequências discursivas publicadas na revista feminina Nova Cosmopolitan, tendo por objetivo observar como se constrói uma representação do que é ser mulher para a formação discursiva (FD) em questão. As sequências foram selecionadas em torno de uma temática específica – carreira e dinheiro – guiadas pela motivação de entender se a entrada da mulher no mercado de trabalho ocasionou transformações significativas no discurso engendrado pela revista. Com a análise, constatou-se que a FD-Nova mobiliza dizeres e valores da FD-machista e da FD-feminista para se constituir, sem coincidir de maneira exata com nenhuma delas. Ao mesmo tempo em que tenta mostrar-se como construindo um discurso novo, sobre uma “nova mulher”, Nova ratifica uma velha imagem de mulher. Além do embate entre machismo e feminismo, o discurso construído no interior da FD-Nova pode ser mais bem compreendido quando se considera a razão última de existência da revista, que é, no interior do sistema capitalista, gerar lucro. A partir disso é possível compreender, num nível mais profundo, porque certas posturas são valorizadas e porque certos dizeres são materializados (e outros silenciados) pela publicação.

 

Downloads

Publicado

2023-11-23